Os "Businhos" de Seul e Busan Parte 1

Os "Businhos" de Seul e Busan Parte 1
A Nansam Tower é mesmo uma "m

Eu já havia utilizado os ônibus Hop-on/Hop-off em Nova York, mas faz muito tempo... Como eu já contei noutro post, eu fiz intercâmbio nos Estados Unidos na década de 80 e foi nessa época que usei pela primeira vez este modal de turismo.

Eu os chamei de businhos mas na verdade eles são busões, que no verão deixam a parte de cima aberta e os nossos cabelos (e quase o óculos de sol) ao vento.

O legal destes ônibus é que vc pode ver uma porção de coisas, vários pontos turísticos e os que vc mais gostar, vc pode voltar outro dia. É, sim e não. Porque é tanta coisa, que se vc não souber em quais paradas descer, vc fica querendo ver tudo, e não vê nada (direito).

Foi mais ou menos isso que aconteceu conosco em Seul, em 2018. Porém, a experiência em Busan, foi outra realidade. Vou explicar direitinho.

Como eu já expliquei no primeiro texto, nessa época, a Duda era tão "verde" de Seul quanto eu, e pra dizer a verdade de Busan também. Fazia apenas 8 meses que ela tinha chegado na Coreia e como vcs sabem, estudantes vivem "no budget" (bom, pelo menos a maioria dos bolsistas), então, ela não tinha dinheiro pra ficar explorando os arredores. Só quando a Facu promovia excursões.

No dia seguinte à minha chegada, decidimos pegar este ônibus para dar uma olhada geral em Seul.

O Seoul City Bus em seu ponto de partida, o Gwanghwamun Gate. Foto: Klook
O Seoul City Bus em seu ponto de partida, o Gwanghwamun Gate. Foto: Klook

Para quem não conhece esse tipo de ônibus, eles saem de um ponto específico na cidade, no caso de Seul, do Gwanghwamun Gate, o portal que antecede o Palácio de Gyeongbokgung, que é um dos principais pontos turísticos da Coreia. Gente, este é o principal... Mas Seul tem outros tantos palaciozinhos... Mas a gente não sabia... E estávamos descendo em todos... Não conseguimos ver nem metade do circuito do ônibus, sem contar que o trânsito de Seul, embora organizado, é cáotico no sentido da quantidade de carros. Apesar de terem um sistema de transporte público super eficiente, vale lembrar que dos quase 52 milhões de habitantes da Coreia, metade, vive na grande Seul (Seul e arredores) e muita gente vive mesmo fora do centro, onde o custo de vida, moradia, é bem mais barato.

Mas voltando à explicação de como funciona o ônibus, ele pára em vários locais, o pessoal desce (ou não) e ele segue viagem. No ponto tem a programação e dá pra saber quando o próximo chegará para que vc tenha tempo de ver o local onde desceu, completamente. Vc pode pegar o próximo, ou o outro... Eu não lembro direito (mas vou confirmar na viagem de agora), mas creio que seja de uma em uma hora, mais ou menos.

O "passeio" geralmente começa às 09h e termina às 17h, então, se vc não elaborar um roteiro mínimo vc não consegue ver tudo, em Seul. Para a viagem deste ano, como terá gente no grupo que nunca foi à Coreia, eu separei o que eu achava mais interessante fazer com o ônibus e o que dava pra ir sozinho depois. Por exemplo, a Nansam Tower é melhor fazer com o ônibus porque senão, vc tem que pegar outro transporte para ir até lá (ou ir à pé se vc estiver hospedado próximo), porém, é uma montanha minha gente... é só subida... Já outros lugares como o Palácio Gyeongbokgung dá pra ir outro dia, pois o metrô chega até lá.

Então eu pensei no seguinte roteiro de paradas (me baseando em um dos roteiros do Seoul Tiger Bus, uma das principais empresas que promovem estes passeios - aliás vcs vão ver que muita coisa na Coreia é de tigre, pois é o animal símbolo do país):

Portal Gwanghwamun (partida) → Palácio Deoksugung → Mercado Namdaemun → Estação Seul → Memorial da Guerra da Coreia→ Estação Yongsan → Museu Nacional da Coreia → Itaewon → Myeong-dong → Namsangol Hanok Village [Vila de Casas Típicas]→ Ambassador Hotel → The Shilla Seoul, Jangchungdan Park → Namsan Seoul Tower [Observatório/Bela Vista] → VAMOS PEGAR O CABLE CAR PRA DESCER EM MEYONG-DONG E PEGAR O ÔNIBUS DE NOVO LÁ → Myeong-dong → Namsangol Hanok Village → Ambassador Hotel → The Shilla Seoul, Jangchungdan Park → Namsan Seoul Tower → Grand Hyatt Seoul → Dongdaemun Shopping Complex (Dongdaemun Design Plaza) → Daehangno Street (University Street) → Changgyeonggung Palace → Changdeokgung Palace → Insadong → Frente da Cheong Wa Dae (Blue House/Palácio do Governo) → Gyeongbokgung Palace, Museu Nacional Folclórico da Coreia → Sejong Center (bypass) → Portal Gwanghwamun (última parada).

A Cheong Wa Dae, sede do governo e casa do Presidente (até o último Moon Jae-In, pois o atual Yoon Suk-yeol, preferiu se mudar, mas é aí que todo mundo visita) que eu vi "de passagem" direto da janelinha do ônibus. Foto: Wikipedia
A Cheong Wa Dae, sede do governo e casa do Presidente (até o último Moon Jae-In, pois o atual Yoon Suk-yeol, preferiu se mudar, mas é aí que todo mundo visita) que eu vi "de passagem" direto da janelinha do ônibus. Foto: Wikipedia

Eu sei que parece que a gente vai dar duas voltas em alguns mesmos lugares mas eu acho que é o tempo suficiente para conseguir ver a principais atrações (lembrando que vamos passar batido pelas repetidas) que são mais difíceis de se ver sem um carro. Eu não aluguei carro na primeira viagem e também não alugarei nesta próxima. O metrô te leva à muito mais lugares muito mais rápido.

Confere a parte 2 deste post que eu vou contar pra vocês porque em Busan a experiência é totalmente diferente e vale a pena fazer até em mais de um dia.

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