Como ir pra Coreia?
Em breve eu estarei novamente na Coreia e eu queria aproveitar este espaço, agora mais intimista, para contar para você, que também deseja conhecer o país, sobre algumas formas existentes para realizar o seu sonho.
Eu, particularmente, até por conta da minha idade, estou indo pela segunda vez, por conta própria mesmo. Infelizmente, eu fui jovem numa época em que não havia internet e as oportunidades eram poucas.
Mesmo assim, eu consegui realizar meu sonho da época, que era estudar em outro país, com bolsa de estudo, através de uma das duas opções que existiam naqueles tempos. Eu fiz o ultimo ano do ensino médio nos Estados Unidos pela AFS - American Field Service.
Hoje o leque de opções é enorme, para vários países, inclusive para a Coreia. A Duda, minha filha, por exemplo, estuda na Korea University (uma das 3 melhores faculdades do país, uma SKY) através da bolsa GKS, do órgão governamental NIIED. Essa bolsa é oferecida pelo governo coreano à vários países, incluindo o Brasil. Ela compreende um ano para estudar coreano e quatro anos de faculdade do curso de sua escolha, desde que não ultrapasse o período de quatro anos.
Maiores informações sobre esta bolsa podem ser encontradas no site Study in Korea (em inglês) ou no perfil da Embaixada da Coreia do Sul no Brasil no Facebook.
O NIIED tem bolsas para Graduação, Mestrado e Doutorado e a idade limite para participar da seleção, varia dependendo do curso, mas o limite geral (para o doutorado, que é o nível mais alto) é 40 anos.
"Mas Simone, e agora, e se eu quiser ir pra Coreia estudar tendo 45?" Você pode fazer um dos inúmeros cursos do idioma oferecidos no país, que normalmente também incluem uma imersão na cultura. No site Visit Korea (em inglês), que pertence ao Governo Coreano, você encontrará informações sobre os vários institutos de línguas existentes no país.
Há também o Language Korea (em inglês) que além de cursos, oferece estágios em várias áreas profissionais. No Brasil, a empresa de intercâmbios Living Korea promete uma experiência imersiva "incrível".
"Ah Simone, mas eu quero só visitar, conhecer a Coreia, do meu jeito, ir nos lugares que todo mundo vai (ou ir à lugares que normalmente ninguém vai), como faz? Vc dá dicas?" Bom, aí sim, a gente vai conversar e muito. Conversar só não. Vou te explicar como montei minha viagem anterior e como estou me preparando para essa e vc vai poder estar comigo durante todo o processo.
É só me acompanhar aqui!